A pandemia do COVID-19 transformou, do dia para a noite, a proximidade física em algo a ser evitado. Com isso, o modelo de trabalho tradicional em escritório se tornou perigoso e o home office, anteriormente um desejo de muitos e uma realidade de poucos, se popularizou.
Segundo dados da Fundação Instituto de Administração (FIA), o modelo foi adotado por 46% das empresas no Brasil durante a pandemia, mas somente 29% dessas pretendem mantê-lo para metade ou mais do seu quadro de funcionários quando a crise passar. O que houve com o sonho do trabalho à distância?
FACA DE DOIS GUMES
Especificamente sobre os efeitos no trabalho à distância, a terrível pandemia foi uma faca de dois gumes. Por um lado, tornou o modelo conhecido. Por outro, a sua adoção às pressas e sem estrutura fez muitos jurarem nunca mais trabalhar dessa forma.
Para esses trabalhadores, o home office foi uma experiência traumática. De repente eles se viram em casa, sem estrutura e sem meios de comunicação adequada com seus colegas. As distrações no lar, filhos, animais de estimação e afazeres os impossibilitaram de se concentrar e as horas de trabalho passaram a ocupar todos os momentos da vida. Para muitos, o home office tornou-se sinônimo de alienação e de mais trabalho ao mesmo tempo.
Na realidade, essa vivência pouco representa a forma como o trabalho à distância deve ocorrer. Um modelo bem estruturado evita esses problemas e gera grandes benefícios.
O Freitas da Silva nasceu durante a pandemia e o trabalho remoto faz parte do nosso DNA. Acreditamos que nossa experiência é um pequeno exemplo para empresas e trabalhadores que pretendem usufruir dos benefícios do trabalho remoto.
HOME OFFICE E TRABALHO REMOTO
O termo home office leva a crer que o trabalho deve ocorrer na residência da pessoa, mas não precisa ser assim.
Em vez de home office, preferimos a expressão “trabalho remoto”. O trabalho remoto é a possibilidade de se trabalhar onde for mais adequado. Isso engloba a casa, um Café, um hotel em outra cidade ou até mesmo o próprio escritório físico da empresa. O importante é liberdade de produzir onde seja melhor para a pessoa.
ESCRITÓRIO VIRTUAL
Para o funcionamento adequado do trabalho remoto é necessário que haja um verdadeiro escritório virtual. Todos os processos, documentos, comunicações, calendários e reuniões devem ser vinculados a essa estrutura e facilmente acessíveis de qualquer lugar. Uma vez que essa estrutura exista, estar no escritório passa a significar estar conectado ao escritório virtual.
COMUNICAÇÃO É A CHAVE
Para o bom funcionamento do trabalho remoto, é preciso reaprender a se comunicar no ambiente de trabalho. A boa comunicação para o trabalho remoto é assíncrona e virtual.
Ser assíncrona significa que nem todos precisam estar disponíveis ao mesmo tempo para transmitir informações. A ideia é que cada um possa visualizar e contribuir no momento mais adequado para a própria organização, desde que dentro de um prazo combinado. Isso dá mais liberdade para os colaboradores e reduz as interrupções que limitam a produtividade.
Ser virtual significa que todas as trocas de informações relevantes devem ocorrer por meio do escritório virtual. Ainda que uma conversa aconteça espontaneamente pelos corredores do escritório físico, ela deve ser transportada para a nuvem. Isso garante que os colaboradores remotos não fiquem alienados do que ocorre no dia a dia da empresa e garante que tudo esteja registrado e organizado para ser facilmente acessado no futuro.
O FREITAS DA SILVA (FdS) VIRTUAL
A cultura de trabalho remoto faz parte do DNA do FdS e gera benefícios valiosos. As vantagens que mais se destacam são a economia de tempo, a integração de pessoas em cidades distintas, o ganho de eficiência e a melhoria da qualidade de vida dos membros da equipe.
A economia de tempo é uma consequência direta da redução de deslocamentos obrigatórios diariamente para o escritório físico e para locais de reunião. Nada é mais rápido do que entrar em um aplicativo de videoconferências.
A integração de pessoas em cidades distintas é notável. A sede do FdS é em Brasília e nossa primeira filial, em Belo Horizonte. Graças ao trabalho remoto, nossos dois polos interagem e colaboram livremente.
O ganho de eficiência também chama atenção. Como consequência da organização que o trabalho remoto impõe, toda a equipe passa a se estruturar em torno de métricas claras e comunicação eficiente o que aumenta a produtividade de todos.
Por fim, mas não menos importante, os membros da nossa equipe ganham muito em qualidade de vida. A liberdade de estar onde for mais agradável e de controlar os próprios horários não só é valiosa para o escritório, mas também valorizada pelas pessoas.
ÂNCORA
O sucesso do modelo à distância não significa funcionar sem um escritório físico. Para muitas empresas, dentre as quais o FdS, funcionar completamente sem esse espaço não é viável por diferentes razões.
O FdS brevemente inaugurará um escritório físico que oferece ambiente para concentração máxima da equipe quando necessário, reuniões presenciais com clientes e momentos de integração presencial. Cenas para os próximos capítulos…